O Poeta e Compositor Zédantas completou ontem, segunda-feira (27), 91 anos. A Diretoria de Cultura e Lazer do Governo Municipal promoveu uma linda festa pelas as ruas de nossa cidade com os músicos de nossa Terra.
A festa teve início enfrente à Escola de Música Maestro Isarel Gomes, aonde reuniu autoridades e pessoas para homenagear o filho ilustre. Em seguida saíram pelas principais ruas em direção ao Busto de Zédantas que fica localizado na Rua José Martins.
Várias autoridades do nosso município estiveram presentes, entre elas, o Prefeito Anchieta Patriota, a 1ª Dama, Cecilia Patriota, os vereadores, Fafinha e Calango, o Tesoureiro da Prefeitura, Zé Mário Cassiano e sua esposa Marluce.
Quem participou também da festa e pegou todos de supressa foi o Padre Luizinho, o idealizador da Festa de Zédantas que cantou junto com os músicos as músicas de Zédantas.
ZÉDANTAS 91 ANOS:
Em 27 de fevereiro de 1921, nascia em Carnaíba – PE, o genial Zedantas, completando, ontem, 91 anos.
Com sua poesia contribuiu para o grande sucesso de Luiz Gonzaga enaltecendo o baião, o xote, as marchinhas de São João, entre outros ritmos.
Como compositor passeia no meio artístico recebendo muitos aplausos de Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Marina Elali, Zé Ramalho, Roberto Leal, Cláudio Almeida, Anastácia e Belchior, Marinês, Ulgo Morato e os Folks, Ed Carlos, Accioly Neto, Cristina Amaral, Ivon Cury, Quatro Ases e um Coringa, Zé Gonzaga, Carmélia Alves, Quinteto Violado, José Tobias, Jair Alves, Jackson do Pandeiro, Aracy Costa, Catulo de Paula, Heleninha Costa e os Cariocas, De Alvaiade, Zito Borborema e seus Cabras, Quintandinha Serenaders, Guio de Moraes, Maria Celeste, Carlos Galhardo, José Fernandes, Xuxa e outros que sabiamente gravaram suas poesias.
Bastante popular no meio artístico, era simpático, contador de causos, retratava, sempre, o cenário sertanejo, em especial Carnaíba, de onde levou boas lembranças inspiradoras e conservou muitas amizades.
Em 1962, quando se preparava para rever Carnaíba, faleceu em 11 de março, deixando um grande legado à Música Popular Brasileira.
Em 1962, quando se preparava para rever Carnaíba, faleceu em 11 de março, deixando um grande legado à Música Popular Brasileira.
Seu repertório é vasto e agradável para ser cantado ou declamado. Destacamos: Vozes da Seca, A Letra I, Riacho do Navio, Vem Morena, Noites Brasileiras, Imbalança, O Xote das Meninas, entre tantas de igual sucesso.
Os Carnaibanos, os pajeuzeiros, pernambucanos e nordestinos, sentem um imenso orgulho por essa afinidade com essa grande personalidade brasileira, que é Zedantas, que soube todo o tempo em que viveu, amar e respeitar sua terra, dando grande exemplo de cidadania, uma vez que era porta voz autêntico dos seus irmãos, na tristeza e na alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário