quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Seguro Safra: Ministro recebe representantes sindicais e prefeitos, entre eles, o Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota


Cansados de esperar, representantes sindicais rurais estiveram cobrando ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o pagamento do garantia safra 2011. Em defesa dos agricultores, os prefeitos Marconi Santana de Flores – PE, e Anchieta Patriota de Carnaíba, estiveram em audiência com o Ministro, que durou cerca de cinco horas.
Dos 52 municípios, 30 deles ainda estão sem receber o benefício. Em Carnaíba, cerca de 1.844 trabalhadores sofrem com o corte do pagamento de 2010/2011,o que deixa de movimentar no município cerca de R$ 1.200.000,00.

Certo da importância das reivindicações apresentadas, Afonse disse que, o seguro safra é o pilar do tratamento da seca em curso e concluiu o encontro  com  o acerto de que os municípios não contemplados deverão recorrer novamente, e em seguida  passar pela apreciação do conselho gestor e jurídico, que dará parecer conclusivo quanto a  inclusão ou não dos municípios no programa.
Além dos Prefeitos Anchieta Patriota e Marconi Santana, estiveram presentes na audiência:  O Secretário de Agricultura Familiar - Laudemir Muller, Adriana do Nascimento Silva - Diretora  Política para Juventude da FETAPE, Presidente da FETAPE – Doriel Barros, Diretor da CONTAG – Aristides Santos, Secretário da CUT – Antonio Bernadino, do IPA – Josenildo, Vice-Prefeito de Serra Talhada – Luciano Duque, e o Deputado Estadual – Manoel Santos.

SOBRE O BENEFÍCIO

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste e alguns outros estados do país, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. A iniciativa conta com a contrapartida das famílias, que pagam uma taxa de R$ 6,50 para ter direito ao benefício. As outras contrapartidas são do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, sendo a maior parcela do Governo Federal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário